Pesquisar neste blogue

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Descoberto primeiro planeta fora da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos afirma ter descoberto o primeiro planeta originário fora da nossa galáxia. O HIP 13044, semelhante a Júpiter, é parte de um sistema solar que pertenceu a uma galáxia anã que foi “engolida” pela Via Láctea.



O exoplaneta orbita uma estrela que entrou na nossa galáxia
O exoplaneta orbita uma estrela que
entrou na nossa galáxia. (fonte: ESO/L. Calçada)
Este planeta, com uma massa mínima de 1,25 vezes em relação à de Júpiter, orbita uma estrela que está a 2.000 anos-luz da Terra, na constelação de Fornax, dentro de uma pequena galáxia que foi "devorada" pela Via Láctea entre os 6 e 9 mil milhões de anos atrás - o chamado "canibalismo intergaláctico".

 O planeta é particularmente invulgar, já que escapou ao destino dos que estariam mais próximos da estrela, quando esta passou pela fase de gigante vermelha. Mas na fase seguinte da sua evolução a estrela deve expandir-se outra vez, engolindo o planeta. Algo semelhante, aliás, deverá acontecer no nosso sistema solar, daqui a milhares de milhões de anos. 

Colocam-se questões interessantes sobre a formação de planetas gigantes, já que parece conter poucos elementos mais pesados que o hidrogénio e o hélio - menos que qualquer outra estrela conhecida por albergar planetas. “Este é um dos mistérios que o modelo de formação de planetas geralmente aceite terá que explicar: como é que uma estrela que não contém praticamente nenhum elemento pesado pode ter formado um planeta? Os planetas em torno de estrelas como esta devem provavelmente formar-se de modo diferente”, acrescenta Setiawan.

“Esta descoberta é muito emocionante”, disse Rainer Klement do Max-Planck-Institut für Astronomie (MPIA), responsável pela selecção das estrelas alvo para este estudo. “Pela primeira vez, os astrónomos detectaram um sistema planetário numa corrente estelar de origem extragaláctica."

Para ler mais:  Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário