Pesquisar neste blogue
sábado, 13 de novembro de 2010
Um invulgar retrato do Sol
Alan Friedman conseguiu esta incrível fotografia num quintal em Buffalo, Nova Iorque.
Este astrofotógrafo explica que o brilho da cidade lhe permitiu ocultar galáxias, nebulosas, e estrelas distantes, mas que enquanto o céu estivesse limpo e livre de turbulências, o Sol seria um óptimo alvo a capturar.
“Eu não me importo de todo com o brilho celeste” - disse. “Apenas preciso de estabilidade atmosférica.”
No dia 20 de Outubro, Friedman colocou no seu telescópio um filtro alfa-hidrogénio, o que lhe permitiu seleccionar uma pequena camada do espectro de luz visível. O Hidrogénio, principal componente do Sol, irradia fortemente nesta luz vermelha profunda, deixando ambas as camadas externas do sol e os filamentos que se estendem para fora do disco aparecerem em detalhes nítidos.
Em vez de tirar apenas uma foto, Friedman filmou 90 segundos de vídeo e seleccionou apenas os frames mais nítidos. Cada exposição captura cerca de 900 frames, mas Friedman apenas aproveitou 200 deles.
Em dois destes vídeos de 90 segundos , Friedman ampliou o limite do disco solar para poder capturar fragmentos de gás arqueando-se ao longo do campo magnético do Sol, podendo assim capturar, também, manchas solares e a detalhada agitação da atmosfera solar.
Seguidamente, ele inverteu as imagens, tornando claros todos os pontos escuros, e vice-versa. “Isso é uma coisa pouco comum para os fotógrafos solares”, diz ele, “mas dá uma visão mais autêntica do Sol.”
”Sem fazer isso é difícil captar o que o olho humano veria olhando para o Sol “, disse ele. “Dá uma sensação de que esta estrela é mais poderosa e encontra-se mais próxima do que o que realmente se observa.”
A máquina fotográfica de Friedman captura a preto e branco, portanto ele teve de acrescentar alguma cor às imagens. Embora ele tente manter as suas fotografias tão verdadeiras para a ciência quanto possível, desta vez ele tomou algumas liberdades artísticas com a escolha da cor.
“Esta foi uma imagem de Halloween”, disse ele. O sol não poderia ser senão laranja.
Tradução livre de The Making of a Mind-Blowing DIY Sun Photo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário