Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de março de 2012

Foi hoje o Equinócio da Primavera

Fonte: Susana Gasalho Photography

O equinócio da primavera ocorreu hoje, 20 de março. 
A expressão ‘equinócio’ provém do Latim “aequus” (igual) e “nox” (noite). Significa portanto, noites iguais e representa o período do ano em que o dia e a noite têm sensivelmente a mesma duração (12 horas). Os equinócios ocorrem duas vezes por ano, em março e setembro, altura em que definem mudanças de estação. 
Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte do Planeta e do outono no hemisfério sul. 
Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul. Os equinócios ocorrem nestes dois meses e definem mudanças de estação. 

Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste. 

As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não se encaixa necessariamente no mesmo dia.  


Sem comentários:

Enviar um comentário