Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cerveja pode ter influenciado o desenvolvimento da sociedade

Cerveja pode ter influenciado desenvolvimento da sociedade
Um estudo feito pelo arqueólogo Brian Hayden, da Simon Fraser University, no Canadá, sugere que a cerveja pode ter ajudado no crescimento da civilização em todo o mundo. Alguns arqueólogos já acreditavam nisso, dizendo que os antigos fazendeiros cultivavam a cevada e outros grãos não só para sua alimentação, mas também para a produção da bebida.
Em entrevista para o site americano Livescience.com, Hayden disse que alguns povos instalados na região onde actualmente se encontra a Síria percorriam entre 60 e 100 quilómetros em busca dos grãos. Era necessário percorrer longas distâncias e um árduo trabalho para torná-los comestíveis.

O pesquisador disse ainda que era comum alimentos e bebidas produzidas com muito trabalho - como a cerveja - serem oferecidas aos convidados em festas.
Festas essas que foram muito importantes para o desenvolvimento da sociedade, principalmente na construção das comunidades, visto que as pessoas se encontravam para apreciar a cerveja.
Segundo Hayden, três coisas não poderiam faltar na maioria das festas mais tradicionais por todo o mundo: a primeira é carne, a segunda é algum tipo de grão ou cereal e a terceira são bebidas alcoólicas.

Para ler mais: Live Science

3 comentários:

  1. ahahah! sim! adorei saber que 1 das três coisas que não podia faltar numa festa eram as bebidas alcoólicas!
    boa notícia, pensei. ;)

    ResponderEliminar
  2. A melhor prova disso é o Oktoberfest... começou por ser, em 1810, a comemoração do casamento do príncipe Ludwig da Baviera e inicialmente o tema central foi uma corrida de cavalos... mas evoluiu... compreendeu eventos diversos, como feiras de incentivo agrícola, mas o ponto é que o sucesso foi tão grande que o evento perdura até aos dias de hoje. Os elementos socialmente aglutinadores são aqueles que ainda hoje lá estão... a música e a CERVEJA... o príncipe já foi rei e já foi história, as guerras já passaram, as feiras agrícolas já eram, MAS A CERVEJA CONTINUA EM GRANDE, solidificando os laços sociais, hoje unindo a Baviera e a Alemanha ao mundo. O Oktoberfest até já chegou a Lisboa, por dois anos consecutivos realizou-se um Oktoberfest ali para os lados do Jardim do Torel! A cerveja é o caminho para uma sociedade mundial coesa e justa...

    ResponderEliminar